Quão Eficazes São as Bandas de Resistência para o Treino de Força?

Quão Eficazes São as Bandas de Resistência para o Treino de Força?

As bandas de resistência para exercícios tornaram-se um elemento essencial nos regimes de treino, tanto para veteranos de ginásio quanto para iniciantes no exercício físico. A razão? São fáceis de usar, extremamente versáteis e poderosamente eficazes.
O que é o treino com bandas de resistência? No treino com bandas de resistência, substitui-se o equipamento volumoso ( halteres, kettlebells) por bandas de borracha que se esticam. A força necessária para esticar as bandas trabalha os músculos da mesma forma que usar pesos livres ou máquinas.
As bandas de resistência constroem músculo? Absolutamente. De facto, um estudo de 2019 mostra que o treino com bandas de resistência proporciona ganhos de força semelhantes aos obtidos com equipamentos de ginásio convencionais. Em muitos aspetos, as bandas colocam mais tensão nos músculos e trabalham-nos por mais tempo durante os movimentos.
Benefícios das bandas de resistência: As bandas de resistência começaram como uma forma dos residentes de lares de idosos se fortalecerem. Gradualmente, tornaram-se muito mais comuns à medida que as pessoas descobriram as vantagens de treinar com essas bandas de borracha.
As vantagens das bandas de resistência incluem:
  • Adaptabilidade: Pode-se variar os treinos rapidamente, mudando os movimentos para desafiar os músculos de diferentes maneiras. As bandas de exercício permitem aumentar ou diminuir a resistência simplesmente encurtando ou alongando a banda.
  • Portabilidade: As bandas de resistência cabem facilmente numa bolsa de viagem, permitindo que te exercites onde quer que vás. Quanto aos pesos tradicionais... bem, não vais conseguir passar com eles num ponto de controlo de segurança do aeroporto.
  • Custo: Um conjunto decente de bandas de resistência custa  muito menos do que outros equipamentos de treino de força.
As bandas de resistência são boas para a perda de peso? Trabalhar com bandas de resistência não só constrói músculo, como também pode ajudar a queimar gordura. Um estudo publicado em 2022 mostra que o treino com bandas de resistência reduz a gordura corporal em pessoas com excesso de peso melhor do que outras formas de treino, incluindo pesos livres e exercícios com o peso do corpo. 
Como começar a usar bandas de resistência? As bandas de resistência variam desde bandas terapêuticas simples e planas até bandas de loop planas e tubos elásticos com alças intercambiáveis que as tornam mais fáceis de usar.
Escolhe um conjunto de bandas com várias resistências ou níveis de tensão. As bandas geralmente são codificadas por cores, oferecendo maior tensão à medida que as cores ficam mais escuras. (Mais tensão é o equivalente a mais peso, em termos de levantamento.)
Quanto mais força for necessária para um exercício, maior será a resistência que precisará da banda.
Foco na técnica: Não adiciones demasiada resistência a um exercício ou não terás uma amplitude de movimento suave. Beneficiarás mais ao usar de forma correta com menor resistência do que ao tentar aumentar o nível de tensão.
À medida que te sentires mais confortável com os movimentos, está tudo bem em aumentar a resistência das bandas. 
Atenção: não estiques demais as bandas para tentar adicionar resistência. Isso pode fazer com que a banda se parta e cause potenciais lesões.
Artigo adaptado. Podes ler o artigo completo em: https://health.clevelandclinic.org/should-you-try-resistance-bands-for-strength-training

Na Tag&Get, temos várias bandas de resistência para começares já hoje esta tua jornada rumo a um futuro mais saudável:

- Mini bandas de resistência

- Bandas Elásticas de resistência em tecido

  • O uso de acessórios desportivos para exercícios em casa deve ser feito com cautela. Recomendamos consultar um profissional de saúde e ou do exercício antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios. Utilize os equipamentos conforme as instruções e num espaço seguro para evitar lesões. A loja não se responsabiliza por acidentes ou danos decorrentes do uso inadequado dos produtos.
Back to blog