Saltar á corda e correr para perder peso

Saltar á corda vs. Correr: Qual é oMelhor?

Saltar á corda é um exercício de baixo custo que requer pouco equipamento e espaço mínimo.

Correr também é um exercício de baixo custo, mas geralmente requer mais espaço para ser realizado, exceto se correres numa passadeira. No entanto, isso compromete a acessibilidade.

Ainda assim, ambos são formas económicas e eficientes de trabalhar a tua aptidão física, quer estejas trabalhando a resistência ou a intensidade.

Assim sendo vamos verificar então as principais diferenças entre correr e saltar á corda.

Qual queima mais calorias?

Tanto saltar á corda quanto correr queimam uma quantidade significativa de calorias. Ao comparar o número de calorias queimadas durante uma sessão de 10 minutos de cada exercício, saltar á corda oferece uma ligeira vantagem.

Abaixo estão as estimativas do número de calorias queimadas para cada atividade em intensidades comparáveis para uma pessoa de 68 kg realizando cada exercício por 10 minutos:

 Intensidade  Saltar á Corda Correr
Baixa 105 117
Média  140 125
Alta 146 140

 

Embora outros fatores afetem a queima de calorias, incluindo a idade e sexo, estas são as diretrizes gerais.

RESUMO

Saltar á corda e correr queimam uma quantidade semelhante de calorias no mesmo período de tempo. No entanto, saltar á corda queima ligeiramente mais calorias ao exercitar-se em intensidades média ou alta.

Trabalham o corpo da mesma maneira?

Músculos Utilizados

Tanto correr quanto saltar á corda envolvem o uso dos músculos dos membros inferiores para propulsão, enquanto os músculos do core fornecem estabilização do tronco.

Além disso, saltar á corda num pé e a fase de apoio da corrida requernuma estabilização do tronco e do quadril um pouco semelhantes.

No entanto, correr requer um aumento do uso dos glúteos (extensores do quadril) por meio de uma maior amplitude de movimento de propulsão. No entanto, saltar á corda alternadamente num pé requer um aumento do uso dos abdutores do quadril para manter a bacia estável, assim como durante a fase de apoio da corrida.

 Saltar á corda também envolve resistência para controlar a corda, envolvendo os músculos do ombro, bíceps, tríceps e antebraço.

Por outro lado, correr envolve resistência mínima, mas favorece a contração repetitiva dos ombros (deltoides) e flexão sustentada dos bíceps para contrabalançar o movimento das pernas.

Força de Impacto

A quantidade de força de impacto nos membros inferiores é relativamente semelhante entre saltar á corda e correr.

A força de impacto difere entre saltar á corda em single unders e saltar á corda double unders. Nestes últimos geralmente é necessária uma força de impacto maior do que nos single unders.

Aeróbico ou Anaeróbico?

Ambas as formas de exercício podem ser realizadas como exercício aeróbico para aumentar a resistência, mantendo um ritmo constante por um período mais longo.

Além disso, sprints ou intervalos de alta intensidade, que são considerados atividades anaeróbicas, também podem ser realizados tanto com saltar á corda quanto com corrida.

Ambos são uma boa escolha para treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), que envolvem curtos períodos de exercício a 80–95% da sua frequência cardíaca máxima intercalados com períodos de exercício de menor intensidade a 40–50% da sua frequência cardíaca máxima.

RESUMO

Correr e saltar á corda trabalham a parte inferior do corpo, exigem estabilização do tronco e do quadril, e podem treinar-te aeróbica e anaerobicamente. A  sua força de impacto é comparável, mas ao saltar á corda, em double unders o impacto é maior do que ao saltar single unders.

Ambos queimam gordura?

Um estudo recente de 12 semanas observou que um programa de saltar á corda reduziu a gordura corporal e melhorou os fatores de risco associados à doença cardíaca.

Outros estudos encontraram resultados semelhantes em relação à redução da gordura corporal. Como limitação dos estudos, é que tanto a quantidade quanto o tamanho dos estudos sobre saltar á corda tendem a ser menores do que os existentes sobre correr.

Correr é um excelente método para queimar gordura corporal. Na verdade, foram observados gastos calóricos semelhantes para várias formas de corrida, incluindo corrida contínua de resistência e treino intervalado de alta intensidade.

RESUMO

Tanto correr quanto saltar á corda mostraram proporcionar benefícios à saúde, incluindo redução de gordura corporal e fatores de risco para doenças cardíacas.

 Quem não deve correr? Quem não deve saltar á corda?

Ambas as atividades envolvem forças de reação ao solo aumentadas em comparação com atividades como natação, ciclismo e caminhada. Assim, ambas as atividades podem ser difíceis para pessoas com lesões nos membros inferiores, quadris, joelhos ou tornozelos.

RESUMO

Tanto correr quanto saltar á corda têm um impacto maior do que outras atividades, tornando-os arriscados para aqueles que estão a recuperar-se de lesões ou são mais suscetíveis a elas.

Como devo escolher?

Ambas as formas de exercício mostraram melhorar a resistência cardiovascular. No entanto, se tens  pouco tempo, saltar á corda pode beneficiar-te mais do que correr.

No entanto, se o objetivo é competir em corridas, correr é uma melhor opção.

Dito isso, saltar á corda pode ser um exercício alternativo para realizar nos dias entre corridas para mudar o padrão de ativação muscular enquanto ainda trabalhas o teu sistema cardiovascular.

RESUMO

Tanto correr quanto saltar á corda são formas benéficas e comparáveis de exercício. Escolher um em detrimento do outro depende dos teus objetivos e preferências.

CONCLUSÃO

Correr e saltar á corda são ambas excelentes formas de exercício. São baratas e requerem equipamentos mínimos.

Além disso, ambos queimam uma quantidade significativa de calorias em pouco tempo. Isto pode ajudar a reduzir a percentagem de gordura corporal e melhorar composição corporal, se esses forem os teus objetivos.

Ainda assim, ambas são atividades de alto impacto que podem não ser adequadas para aqueles que têm lesões nos quadris, joelhos ou tornozelos.

Escolher o exercício que achas mais interessante e com o qual te vais comprometer é o fator mais importante. Podes sempre alternar ambas as atividades como uma excelente opção para proporcionar variedade à tua rotina de exercícios.

Podes aceder ao artigo original e completo em:

https://www.healthline.com/health/fitness/jump-rope-vs-running

E já agora, já conheces as nossas cordas de saltar com e sem fio?

Corda de saltar com contador digital com e sem fio

 

Corda de Saltar sem fio

  • O uso de acessórios desportivos para exercícios em casa deve ser feito com cautela. Recomendamos consultar um profissional de saúde e ou do exercício antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios. Utilize os equipamentos conforme as instruções e num espaço seguro para evitar lesões. A loja não se responsabiliza por acidentes ou danos decorrentes do uso inadequado dos produtos.
Voltar para o blogue