6 benefícios de saltar à corda
Os benefícios de saltar à corda podem ajudar a melhorar a coordenação e equilíbrio, aumentar a frequência cardíaca e ajudar a queimar calorias – e é uma forma fácil e acessível de praticar exercício aeróbico. Saltar à corda é um ótimo exercício cardiovascular, podendo ser usado para complementar um programa de treino de força.

Existe uma boa probabilidade de teres passado algum tempo a saltar à corda quando eras criança, em casa, no quintal com os irmãos ou no recreio da escola com os amigos… e provavelmente foi uma atividade tão divertida que nem te apercebeste que era uma boa forma de fazer algum exercício. No entanto, hoje, como adulto focado num estilo de vida saudável, podes querer trazer de volta esta antiga brincadeira de infância para ajudar a atingir os seus objetivos de fitness, saúde e bem-estar.

Pronto(a) para pegar numa corda e começar a saltar? Vê então como saltar à corda te pode beneficiar:

Benefícios de saltar à corda

1- Aumenta a frequência cardíaca
Saltar à corda pode ser uma boa forma de cardio, que aumenta a frequência cardíaca e pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Dependendo da rapidez com que se salta à corda, isso envolverá mais exercícios cardiovasculares anaeróbicos, porque usamos as mãos e os pés para saltar à corda. Isto significa que é uma forma curta e rápida de exercício de alta intensidade, onde o nosso corpo utiliza o combustível armazenado nos músculos para obter energia, ao contrário dos exercícios aeróbicos.

2- Queima calorias
E quando aumenta a frequência cardíaca, também se queimam mais calorias. Então, quantas calorias? Embora dependa do ritmo utilizado, em média, é possível queimar cerca de 100 calorias a saltar à corda durante 10 minutos. Consegue-se perder peso saltando á corda? Sim, como parte de um programa de exercício completo e de uma dieta saudável, saltar à corda pode ajudar na perda de peso.

3- Melhora a coordenação e o equilíbrio
Estudos efetuados mostram que saltar à corda regularmente pode melhorar o equilíbrio e a coordenação: Tem de se ser capaz de cronometrar a corda enquanto esta se move á nossa volta e quando vamos saltar, por isso tem de haver um pouco de coordenação entre as mãos e o pés para ser possível “dizer ao nosso cérebro quando se vai saltar”.
Além disso à medida que envelhecemos, tendemos a perder o sentido de coordenação e equilíbrio, portanto, também é muito bom garantir que estamos a atrasar o processo de envelhecimento da melhor forma possível.

4- Pode aumentar a densidade óssea
A nossa densidade óssea diminui com a idade. No entanto, saltar à corda pode ajudar a manter os ossos mais fortes, de acordo com várias pesquisas .Como saltar à corda é uma atividade que suporta carga, o pequeno impacto ou stress causado pela aterragem após um salto ajuda a fortalecer os ossos.

5- É fácil de fazer
Tudo o que precisas é de uma corda e podes saltar à corda em quase qualquer lugar, o que é uma ótima opção para onde quer que se esteja ou mesmo em viagem. Para quem gosta de fazer exercício em casa e não tem uma passadeira ou elíptica, é uma opção excelente.

6- Pode ajudar a melhorar a sua saúde mental
Já mencionámos que é divertido? Com os exercícios cardiovasculares em geral, há um aumento da serotonina, o que pode ajudar no tratamento da depressão. Então com que frequência se deve saltar à corda?
Podes saltar à corda dois ou três dias por semana. Deve fazer parte do plano para obter os 150 minutos, de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa, recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Quanto tempo a saltar à corda em cada sessão depende de ti. Podes conseguir fazer apenas 30 segundos de cada vez – e está tudo bem. Posteriormente acumular períodos mais longos. Um exemplo: saltar durante 60 segundos, descansar durante 30 segundos.
Repetir a sequência 10x.

Independentemente de quanto tempo se salta, é importante fazê-lo
corretamente.
Para ter a certeza de que a corda de saltar tem o comprimento certo faz o seguinte: Coloca-te no centro da corda e cada extremidade deverá alcançar a axila.
Na altura de saltar, dobrar ligeiramente os joelhos e manter os braços junto ao corpo.
Tenta manter os ombros e o pescoço relaxados – evita encolher os ombros. O movimento deve ocorrer principalmente nos pulsos. Ao fazer contacto com o solo, certifica-te de que o mesmo é feito de forma suave.
E embora saltar à corda possa parecer uma tarefa simples, como a maioria das variadas formas de exercício, podes magoar-te. É importante aumentar gradualmente a intensidade e a duração de saltar à corda. Antes de saltar à corda pela primeira vez, tenta saltar para a frente e para trás durante alguns minutos antes.

Outra sugestão é usares as cordas sem fio, com pesos nas pontas, excelente
para evitar tropeços e quedas, reduzindo desta forma o risco de lesões.

Então? Preparado(a) para entrar no ritmo das atividades para melhorar a tua coordenação, queimar calorias e aumentar o ritmo cardíaco? saltar à corda pode ser uma forma divertida de impulsionar os teus objetivos de fitness e saúde ou até de mudar os teus treinos.


Artigo adaptado de https://health.clevelandclinic.org/jump-rope-benefits


Foto usada: Designed by Freepik (Imagem de Holiak) www.freepik.com
Voltar para o blogue